Medicamentos
SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
SEMINÁRIO IV
CURITIBA
2011
JULIA CRISTINA SCHONARTH
SEMINÁRIO IV
Trabalho de graduação apresentado à disciplina Fundamentos para o Cuidar em Enfermagem do curso de Enfermagem do Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná.
Orientadora: Profª Drª Mitzi Tannia R. Danski
CURITIBA
2011
1. INTRODUÇÃO
Falhas no processo de preparação e administração de medicamentos são frequentes no ambiente hospitalar, mas identificar com precisão a percentagem de tais falhas é uma dificuldade constante, pois erros considerados banais como aumentar ou diminuir a dose do medicamento, não registrar, deixar de administrar ou até mesmo administrar no paciente errado não são registrados. Infelizmente somente os casos que são causas de processos judiciais e que, na maioria das vezes, levaram à morte do paciente ou deixaram alguma seqüela, são registrados pelo hospital.
De acordo com Santos et al (2007) a equipe de enfermagem é a maior responsável por falhas no processo de medicação, pois é quem realiza a última etapa, a administração do medicamento. Segundo Pelliciotti e Kimura (2010), a ocorrência dos erros de medicação varia de acordo com o setor hospitalar. Na maioria das vezes, áreas que recebem maior demanda de pacientes estão mais sujeitas a esses eventos adversos. Outro fator de grande influencia é a gravidade do paciente, por isso, unidades de emergência e de cuidados intensivos estão continuamente incluídas nesse quadro.
Muitas pesquisas são realizadas em busca de respostas para identificar a causa de tantos erros no processo de medicação. Segundo Telles et al (2004), a necessidade de capacitação profissional é um fator