medicamentos usados em psiquiatria
Apresentações: comprimidos de 25mg ou 75mg
Indicação:antidepressivo
Farmacocinética:uso vo inicia da ação:varias semanas. Nível sanguíneo:2-12h, eliminação: 10-50h.
Indicações e posologia: depressão (adulto: 50-100mg/dia poderá ser aumentada gradualmente ate 200mg/dia; dose máxima:300mg/dia.vo (idosos e adolescente) 30mg/dia, em 2x
Reações adversas: hipotensão postural, taquicardia, alterações ao ECG, hipertensão.
Cuidados de enfermagem: instruir o cliente a tomar a medicação conforme prescrição medica e não interromper o tratamento, sem o conhecimento do medico, ainda que melhore.
Informa ao cliente os sintomas relacionados a suspensão súbita do seu uso.
Recomendar ao cliente a adoção de uma dieta rica em fibras e maior ingestão de líquidos.
2. Biperideno
Apresentações: comprimidos de 2 e 4 mg.
Indicações: e indicado para síndrome parkinsoniana, especialmente para controlar sintomas de rigidez e tremor;
Sintomas extrapiramidais como distonias agudas, acatisia e síndromes parkinsonias induzidas por neurolepticos e outros fármacossimilares.
Contra indicações: e contra indicado a pacientes com hiperssensibilidade ao biperideno ou a qualquer um dos excipientes da formula; portadores de glaucoma de ângulo estreito, estenose ou obstrução mecânica do trato gastrintestinal e megacolon.
Advertências: habilidade de dirigir e operar maquina durante o tratamento com akineton combinado com outro medicamento de ação central, anticolinérgicos ou álcool.
Interações medicamentosas: a administração simultânea de biperideno com outras drogas de efeito anticolinérgico pode potencializar os efeitos colaterais ao nível do sistema nervoso central e periférico.
Efeitos colaterais: disfunção do sistema imune: hipersensibilidade, incluindo rash cutâneo alteração psiquiátrica: foi relatado redução da fase do sono de movimento rápido d
Os olhos,caracterizado por aumento da latência do REM e redução percentual do sono.
Posologia: o tratamento deve