Medicamentos Teratogênicos
Agente teratogênico é todo e qualquer agente físico, químico ambiental e estado materno que possam trazer anormalidades morfológicas ou funcionais ao produto da concepção.
FATORES GENÉTICOS
a) fatores gênicos: envolvem a herança dos genes que causam a anomalia. Um exemplo de malformação oriunda desse fator é a polidactilia (o indivíduo apresenta mais de cinco dedos, principalmente nas mãos).
b) fatores cromossômicos: abordam as aberrações cromossômicas representadas pelo número anormal de cromossomos. Um exemplo seria a Síndrome de Down.
FATORES AMBIENTAIS
a) agentes infecciosos: um teratógeno desse tipo é o vírus da rubéola, cuja infecção, nas primeiras quatro semanas após a concepção, possui altos riscos de gerar malformações do tipo lesões cardíacas, microcefalia (encéfalo pequeno), retardo no crescimento etc.
b) agentes químicos: envolvem substâncias químicas e drogas. Exemplos clássicos seriam o álcool (causando hipoplasia maxilar (maxila pequena), microcefalia (encéfalo pequeno) e retardo do crescimento) e a talidomida,uma droga utilizada no passado durante a gestação para alívio de enjôo (provocando focomelia, ou seja, mãos e pés inseridos diretamente no tronco) etc.
c) agentes físicos: destaca-se, principalmente, a radiação. Pode causar cegueira, defeitos cranianos e microcefalia (encéfalo pequeno).
Essas drogas são responsáveis por 2-3% de todas as malformações em bebês.
Os riscos das drogas são estimados através de estudos em animais e através da observação de casos que ocorreram em mulheres que tomaram as drogas acidentalmente durante a gravidez. Algumas drogas têm seu efeito bem estudado, e outras são proibidas mesmo sem terem risco comprovado.
DROGAS TERATOGÊNICAS DE USO SOCIAL
Quimioterápico e anti neoplásicos;
Dentre os que são bastante usados temos a Actinomicina D, o Metrotrexate, Clorambucil, Vincristina, Adriblastina - que atuam inibindo mitoses. Dentre os seus possíveis efeitos