Medicamentos Suspensos Pela Anvisa
Cefalexina
Em 2014 foi suspenso o lote 09411231 do medicamento genérico Cefalexina 500mg comprimido, um antibiótico, fabricado pelo Laboratório Teuto Brasileiro e com validade até janeiro de 2016.
O fabricante já iniciou o recolhimento voluntário de lote que, de acordo com o comunicado, apresenta o acondicionamento de oito comprimidos na cartonagem da apresentação de dez drágeas.
Indicações:
A Cefalexina é indicada para o tratamento das seguintes infecções quando causadas por cepas sensíveis dos seguintes microrganismos:
Sinusites bacterianas causadas por estreptococos, S. pneumoniae e Staphylococcus aureus (somente os sensíveis à meticilina).
Infecções do trato respiratório causadas por S. pneumoniae e S. pyogenes (a penicilina é o antibiótico de escolha no tratamento e prevenção de infecções estreptocócicas, incluindo a profilaxia da febre reumática. A Cefalexina é geralmente eficaz na erradicação de estreptococos da nasofaringe; contudo, dados substanciais estabelecendo a eficácia da Cefalexina na prevenção tanto da febre reumática ou da endocardite bacteriana não estão disponíveis até o momento).
Posologia:
CÁPSULAS:
As doses para adultos variam de 1 a 4 g ao dia, em doses fracionadas. Para as seguintes infecções: faringites estreptocócicas, infecções da pele e do tecido subcutâneo e cistites não complicadas em pacientes acima de 15 anos de idade, uma dose de 500 mg ou 1g pode ser administrada a cada 12 horas. O tratamento de cistites deve ser de 7 a 14 dias. Para infecções do trato respiratório causadas por S. pneumoniae e S. pyogenes uma dose de 500 mg deve ser administrada a cada 6 horas.
Para infecções mais graves ou aquelas causadas por microrganismos menos sensíveis poderão ser necessárias doses mais elevadas. Se forem necessárias doses diárias de Cefalexina acima de 4 gramas, deve ser considerado o uso de uma cefalosporina injetável, em doses adequadas. No tratamento de infecções causadas por