desenvolvimento sustentavel
GEStão ambiental
Efeitos dos problemas ambientais na sociedade e população
Efeitos dos problemas ambientais na sociedade e população
Trabalho Individual apresentado à, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas: Recursos Hídricos, Química Ambiental, Poluição e Resíduos sólidos, Etica Politica e Sociedade. Do Segundo período do curso de Gestão Ambiental.
Orientador: Prof.
Machadinho ‘D Oeste 2013
INTRODUÇÃO
A falta de um uma política global efetiva que aponte para um novo caminho é um fato trágico. A ONU (Organização das Nações Unidas) poderia ser o órgão a estabelecer ou criar instâncias de gerenciamento para os problemas ambientais do planeta, mas não vem exercendo esse papel. E ela, a ONU, detentora de 40 projetos voltados aos grandes problemas globais como os climas, o desflorestamento, a contaminação do ar, dos solos e das águas, as epidemias, os problemas dos jovens, dos idosos, as migrações, entre outros. Mas, regida pelo velho paradigma das nações que se fortaleceram sob a égide do imperialismo, não avança no sentido de buscar solução concreta às contradições que assolam a terra. O exemplo mais flagrante desta situação é o desrespeito demonstrado por algumas nações com o descumprimento das resoluções de Kyoto, como os Estados Unidos da América, que não pretendem mudar suas sistemáticas de desenvolvimento econômico, em detrimento de uma política econômica sustentável.
Os problemas ambientais, talvez os mais sérios vividos pela humanidade – porque neles também estão embutidos a fome e situação de miserabilidade de