Brinquedoteca
INTRODUÇÃO:
O trabalho a seguir tem por finalidade estudar a inter-relação lúdica-aprendizagem, como forma de investigar a prática pedagógica e o principio educativo a fim de favorecer o desenvolvimento integral das crianças na educação infantil.
A perspectiva de reflexão sobre o brinquedo e o ato de brincar na relação aluno-professor é fundamental.
O brincar constitui-se como a principal forma da criança ser e estar no mundo. Por meio do brincar, as crianças se relacionam com o outro e atribuem sentido aos espaços em que vivem.
A brinquedoteca é o espaço onde a criança se relaciona e produz sentidos ao brincarem, expressam suas ideias, comunica-se com mensagens.
A dimensão da criança está sempre presente quando estas estão envoltas por brinquedos e brincadeiras. O brinquedo, como objeto suporte da brincadeira, estimulando a representação e a expressão de imagem que evocam aspectos da realidade.
A brinquedoteca é um espaço que valoriza um aspecto fundamental para o desenvolvimento da criança. Toda criança tem direito de brincar.
DESENVOLVIMENTO
A discussão sobre a importância do brincar para a criança tem uma longa história descrita por muitos estudiosos e pensadores do meio educacional. O brincar sofreu transformações no processo histórico desde o seu reconhecimento como elemento importante para a formação do ser humano.
Em 1959, a importância do brincar foi reconhecida mundialmente, conforme descrito no Princípio 7º da Declaração Universal dos Direitos da Criança, (1959 s/p.) cujo texto diz, “A criança deve ter plena oportunidade para brincar e para se dedicar a atividades recreativas, que devem ser orientadas para os mesmos objetivos da educação; a sociedade e as autoridades públicas deverão esforçar-se por promover o gozo destes