medicamentos para Diabetes mellitus
Os medicamentos usados por via oral (comprimidos) para tratamento do diabetes são conhecidos como antidiabéticos, ou hipoglicemiantes orais. São úteis para ajudar a manter o controle glicêmico adequado em diabéticos do tipo 2 que ainda têm alguma produção própria de insulina, mas algumas medicações também podem ser usadas também para auxiliar no tratamento do diabetes tipo 1.
As medicações não são iguais à insulina, e são geralmente utilizadas em conjunto com orientações específicas relativas à alimentação e à atividade física. Muitas medicações são usadas em associação a outras, com o objetivo de alcançar o controle adequado dos níveis de glicemia.
Lembre-se que as pessoas com diabetes tipo 2 geralmente apresentam 2 problemas, que levam ao aumento da glicose na corrente sanguínea:
1) Não conseguem produzir insulina suficiente para empurrar a glicose do sangue para dentro das células, e
2) Apresentam “resistência” à insulina, ou seja: suas células precisam de quantidades maiores de insulina para conseguir captar a glicose adequadamente.
Com o tempo, a grande maioria das pessoas com diabetes tipo 2 acaba apresentando a chamada “falência das células-beta”, ou “falência secundária”. Isso significa que as células produtoras de insulina do pâncreas, que no começo da doença