Trabalho de Solda
Curitiba
2014
Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR
Trabalho de Ultrassom
Curitiba
2014
Sumário
Introdução 4
Formação do Profissional 5
Necessidade de Qualificação 6
Equipamentos utilizados para a atividade 7
Como é realizado 8
Tipos de Descontinuidades 9
Campos de Aplicação 10
Anexos 11
Conclusão 13
Referências Bibliográficas 14
Introdução
Ultrassom é um som a uma freqüência superior àquela que o ouvido do ser humano pode perceber aproximadamente 20.000 Hz. Animais como o cão, por exemplo, têm limite de percepção sonoro superior ao do ouvido humano.
Ondas de ultrassom se propagam da mesma maneira que as ondas sonoras audíveis. Elas sofrem todos os fenômenos de reflexão, refração, difração e interferência, como todas as ondas.
A soldagem por ultrassom, por exemplo, tem como objetivo unir peças por vibrações mecânicas na faixa ultra-sônica associada com pressão. Este tipo de soldagem serve tanto para soldar metais quanto termoplásticos, além de materiais não terrosos, vidro ou mesmo cerâmica; a diferença entre a soldagem de metais e a de termoplásticos é que no caso dos metais, a soldagem acontece no estado sólido, sem fusão do material de base, enquanto que no caso dos termoplásticos, existe a fusão dos materiais. A soldagem por ultra-som produz uma solda limpa, de alta qualidade, não requer material de adição e tem um consumo baixo de energia.
Formação do Profissional
O inspetor ou aquele que tem grande experiência com ultrassom é o profissional que possui conhecimentos para utilização de métodos não destrutivos que permitem inspecionar soldas e chapas, etc., detectar com precisão defeitos internos (duplas laminações, rechupes, bolsas de gás) em peças fundidas, forjadas e laminadas, bem como: a detecção de trincas, poros, falta de penetração em