Trabalho de solda
Professor Wendel Silva
Sumário
1 Introdução à solda elétrica 03
2 Noções de elétrica aplicadas à soldagem 04
3 Acessórios e ferramentas para soldagem 10
4 Terminologia de Soldagem 15
5 Processos de Soldagem 19
6 Soldagem com eletrodo revestido 20
7 Funções do revestimento 23
SOLDA ELÉTRICA
1 - Introdução
O progresso alcançado no campo da soldagem, bem como o desenvolvimento de processos e tecnologias avançadas nos últimos anos, é de tal ordem que todo aquele que não possuir uma mentalidade aberta, capaz de assimilar novas idéias, será ultrapassado e incapacitado para o atual ritmo do progresso industrial.
E em todos os setores relacionados com o trabalho industrial, o profissional deve estar consciente de suas atividades como um todo, bem como dos riscos decorrentes da utilização dos equipamentos manuseados.
É desejável, ainda, que possa adotar medidas capazes de minimizar acidentes, permitindo o desempenho do trabalhado de forma segura e eficaz.
Este fascículo se destina ao acompanhamento das aulas, quando haverá oportunidade de complementar o texto, apresentado sob forma de itens, ilustrações, tabelas e exemplos. Através dele são apresentados os perigos envolvidos na soldagem, descrevendo as principais medidas de segurança que devem ser adotadas, no sentido de prevenir acidentes e como tratá-los, caso ocorram.
2 - Noções de eletricidade aplicada à soldagem
2.1 Corrente elétrica
Dá-se o nome de corrente elétrica ao movimento ordenado de cargas elétricas de um corpo.
Há dois tipos de corrente elétrica : contínua e alternada.
a) Corrente contínua ( = )
É aquela que circula sempre no mesmo sentido. A fonte fornecedora de corrente (gerador de solda ou bateria) mantém constante sua polaridade, ou seja, o borne será sempre negativo e o borne será sempre positivo;
Corrente alternada (- )
É aquela que passa através de um corpo sofrendo inversão de sentido em intervalos regulares de tempo, caminhando primeiro num sentido