Diabetes
Foi realizada uma pesquisa de campo sobre o diabetes e suas formas clínicas e de tratamento. Seu desenvolvimento, sintomas e prevenção da doença. Pois o distúrbio envolve o metabolismo da glicose, gorduras e proteínas e tem graves consequências. Como o Brasil apresenta um grande número de pessoas com a doença, esse assunto é considerado um problema de saúde pública.
O universo pesquisado foi a população brasileira no geral, através de sites que falam sobre o assunto. A amostra deste universo é uma parte da população que possui o diabetes em suas variações clínicas.
As limitações encontradas no desenvolvimento do trabalho foram saber se as fontes eram confiáveis e por ser uma pesquisa bibliográfica não conseguir informações de pessoas que possuem a doença.
A seguir quadros descritivos da doença: tipos, sintomas, fatores de risco, tratamento e formas de prevenção.
Fatores de Risco
Diabetes Mellitus
Idade maior ou igual a 45 anos, histórico familiar de
( pais, filhos e irmãos), sedentarismo
HDL baixo ou triglicerídeos elevados, hipertensão arterial, doença coronariana diabetes gestacional prévio, filhos com peso maior do que 4 kg, abortos de repetição ou morte de filhos nos primeiros dias de vida, uso de medicamentos que aumentam a glicose( cortisonas, diuréticos tiazídicos e betabloqueadoras)
Diabetes Insípidus Lesões na cabeça, infecção, perda de suprimento de sangue à glândula, cirurgia, tumor e também existe uma forma de diabetes insipidus central que ocorre em famílias.
Tratamento
Plano Alimentar
É o ponto fundamental do tratamento de qualquer tipo de paciente diabético. O objetivo geral é o de auxiliar o indivíduo a fazer mudanças em seus hábitos alimentares, permitindo um controle metabólico adequado.
Atividade Física
Todos os pacientes devem ser incentivados à pratica regular de atividade física, que pode ser uma caminhada