MEDIAÇÃO E CONTEÚDOS DIGITAIS
O mundo moderno é baseado em informações rápidas, de fácil acesso e direito. As tecnologias hoje permitem um mundo dinâmico e globalizado. Junto com essas inovações tecnológicas veio o crescimento dos sistemas de informações. Para se adequar a esse novo modelo de mundo, as universidades de todo o planeta estão investindo em cursos online. Deixando para trás um pouco daquele modelo medieval de ensino que veio junto com o Iluminismo. Antes tudo era linear e o ensino não era dinâmico. Hoje o aprendizado é hipertextual e integra diversas formas de tecnologias.
Existem diversas novas maneiras de aprender a distância e o mercado segue uma tendência que aponta para os principais métodos, aquele que já são mais usados e os que são mais promissores. Entre as tendências de mercado estão:
M-Learning: ainda usado como ensino suplementar, o Mobile Learning é um das tendências do mercado educacional. A maioria das pessoas já tem algum aplicativo de ensino em seus celulares e tablets, seja para traduzir informações triviais ou para o estudo em horas vagas;
B-Learning: é o famoso método conhecido como semipresencial porque agrega as duas modalidades. O aluno faz aulas dentro de sala, mas também faz trabalhos e interage online.
REAs: Recursos Educacionais Abertos são os materiais online gratuitos, disponíveis para qualquer pessoas. Muitos sites disponibilizam esses conteúdos, inclusive sites do governo. Esse modelo de disponibilidade de conteúdo prova que quanto mais livre o acesso, melhor o grau de aprendizagem dos alunos.
Sala de aula invertida: Nessa modalidade os alunos tem contato com o conteúdo das aulas antes das aulas, através de vídeos, textos, imagens, diagramas, tabelas e diversos tipos de conteúdo, o aluno se prepara para aula antes que ela aconteça.
Rapid-learning: é uma modalidade do e-learning, sendo um curso mais rápido e sintético, geralmente com a utilização de Power Point.
Adaptive learning: