Mediana e moda
E ESTATÍSTICA I
NOTAS
NOTAS DE AULA
PERÍODO: 98.1
Para aprender, primeiramente você precisa desejar ser ensinado. - Reeves
PROFESSORES:
CLAUDIA REGINA O. P. LIMA
MANOEL R. DE SENA JR.
JOZEMAR P. DOS SANTOS
0
UNIDADE I. ANÁLISE DE DADOS ESTATÍSTICOS
1. CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ESTATÍSTICA
-ESTATÍSTICA
“Podemos considerar a Estatística como um conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos”.
A estatística teve acelerado desenvolvimento a partir do século XVII, através dos estudos de BERNOULLI, FERMAT, PASCAL, LAPLACE, GAUSS, GALTON, PEARSON, FISHER,
POISSON, KOLMOGOROV e outros que estabeleceram suas características essenciais.
Ela não alcançou ainda um estado definitivo. Continua a progredir na ação direta do desejo de investigação dos fenômenos coletivos.
A Estatística é considerada como Ciência no sentido do estudo de uma população.
Mantém com a Matemática uma relação de dependência, solicitando-lhe auxílio, sem o qual não poderia desenvolver-se. Com as outras Ciências mantém a relação de complemento, quando utilizada como instrumento de pesquisa.
Em especial a relação de complemento é a forma que a Estatística, através de seus
MÉTODOS ESTATÍSTICOS, mantém com as Áreas Tecnológicas, as Ciências Exatas e outras, servindo como instrumento auxiliar na tomada de decisões.
A Estatística tem como OBJETIVO o estudo dos fenômenos coletivos.
Objetivando o estudo quantitativo e qualitativo dos dados (ou informações), obtidos nos vários campos da atividade científica, a Estatística manipula dois conjuntos de dados fundamentais: a "população" e a "amostra".
POPULAÇÃO ( ou Universo)
É o conjunto dos seres, objetos ou informações que interessam ao estudo de um fenômeno coletivo segundo alguma(s) característica(s). É, portanto, um conjunto definido de informações relativas a qualquer área de interesse, podendo, quanto ao número de elementos, ser: finita