Mediador
DIREITO / 2013
ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV
ALUNO: JOSÉ ALVES PERDIZ (200221341)
ATIVIDADE DO MEDIADOR
1. Nessa fase fiz a leitura do termo de mediação já previamente acordado e realizei um breve relato do doutrinador Mendonça (2004) sobre a importância da mediação na resolução de conflitos onde as partes terão que conviver em um mesmo ambiente por um determinado tempo. 2. Fiz uma leitura do relato das partes, afim de ambas concordassem com o que foi falado, afim de fomentar a clara exposição das razoes que levaram as partes ao conflito.
Perguntei as partes se elas concordavam com o que haviam relatado na entrevista prévia.
- Gomes fez questão de afirmar a sua intenção caso a mediação não alcance o objetivo por ele desejado de ingressar com uma ação de reparação de danos morais.
- Miranda neste ponto tentou argumentar que não estava ali para ser pressionado com ameaças e sim para acabar com a discórdia.
- Percebi com as palavras de Miranda que ele estava bem disposto a chegar a um acordo e que faltava mostrar a Miranda o quanto um acordo amigável seria vantajoso para ambos tanto na vida acadêmica como profissional. 3. Neste momento, tentei favorecer o clima amigável e respeitoso. È necessário expressar que esta fase é o inicio do diferencial da mediação, pois visa identificar os reais desejos e intenções das partes, sendo a razão da própria mediação a visão mais humana do conflito.
- Como mediador voltei minha atenção a Gomes que mostrava mais resistente e expus mais uma vês seu desejo perante este encontro.
- Também solicitei a Miranda que mostrasse como pretendia se retratar com Gomes.
- Miranda afirmou que estava arrependido pois a intenção era apenas uma brincadeira e não com a intenção de humilhar Gomes perante todos na faculdade e que foi levado pelo clima de brincadeira de todos no momento do trote. 4. Nesta fase passei o desejo das partes, o uso desta palavra e não “objetivo” tenta passar um ambiente mais descontraído,