Mecânica geral
Representação de uma Grandeza Vetorial
Uma grandeza vetorial pode ser representada graficamente por uma seta, que é utilizada para definir seu módulo, sua direção e seu sentido. Graficamente o módulo de um vetor é representado pelo comprimento da seta, a direção é definida através do ângulo formado entre um eixo de referência e a linha de ação da seta e o sentido é indicado pela extremidade da seta. A figura mostra a representação gráfica de dois vetores força atuando ao longo dos cabos de fixação de um poste, o ponto O é chamado de origem do vetor e o ponto P representa sua extremidade ou ponta.
Lei dos Senos e dos Cossenos Dado um triângulo ABC e seus ângulos internos a, b e g, a lei dos senos é definida da seguinte forma: “Em todo triângulo, as medidas dos seus lados são proporcionais aos senos dos lados opostos”.
A partir do mesmo triângulo ABC e seus ângulos internos a, b e g, a lei dos cossenos é definida do seguinte modo: “Num triângulo, o quadrado da medida de um lado é igual à soma dos quadrados das medidas dos outros dois, menos o dobro do produto das medidas desses dois lados pelo cosseno do ângulo oposto ao primeiro lado”.
Soma Vetorial – Regra do Paralelogramo
O Cálculo da força resultante pode ser obtido através da soma vetorial com a aplicação da regra do paralelogramo.
Exercício 1
1) O parafuso mostrado na figura está sujeito a duas forças F1 e F2. Determine o módulo e a direção da força resultante.
Solução do Exercício 1
Exercício 2 2) Duas lanchas rebocam um barco de passageiros que se encontra com problemas em seus motores. Sabendo-se que a força resultante é igual a 30kN, encontre suas componentes nas direções AC e BC.
Solução do Exercício 2
Componentes de um Vetor Quando um vetor R é expresso segundo a soma de dois vetores A e B, cada um