Mecânica dos fluidos viscosidade
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Campo Mourão
_______________________________________________________________________
Disciplina: Mecânica dos Fluidos e Transferência de Calor e Massa – CV35A
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
DETERMINAÇÃO DA VISCOSIDADE DE LÍQUIDOS
Campo Mourão
2013
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
DETERMINAÇÃO DA VISCOSIDADE DE LÍQUIDOS
Relatório apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, como parte dos requisitos para a obtenção de nota parcial na disciplina de Mecânica dos Fluidos e Transferência de Massa e Calor.
Orientador(a): Prof(a). Paula C. Souza
Campo Mourão
2013
Sumário Sumário 3 INTRODUÇÃO 4 OBJETIVOS 5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6 MATERIAIS E MÉTODOS 7 RESULTADOS E DISCUSSÃO 8 CONCLUSÃO 12 REFERÊNCIA 13
INTRODUÇÃO
Um fluido é uma substância que não tem formato próprio e não resiste à tensão de cisalhamento quando esta no estado de estática. A viscosidade dinâmica ou absoluta é o coeficiente de proporcionalidade entre a tensão de cisalhamento e o gradiente de velocidade.
A viscosidade varia de um fluido para outro, sendo que para os líquidos está diretamente relacionada com a coesão entre as moléculas, onde aumentando a temperatura diminui a coesão e por sua vez a viscosidade também diminui. Isto é devido ao fato de nenhum líquido ser completamente incompressível, pois ao diminuir seu volume haveria uma aproximação das moléculas, o que provocaria o aumento das forças de atrito entre as camadas do líquido. No entanto, o efeito é oposto aos gases, onde a viscosidade destes cresce com o aumento da temperatura. Pesquisadores concluíram que a viscosidade dos líquidos é uma função exponencial do inverso da temperatura e através desta consideração obtiveram uma série de fórmulas empíricas para a determinação da viscosidade em função da temperatura.
OBJETIVOS
O experimento realizado teve por objetivo a