Ensaio de propriedade dos fluidos
EME412
1. OBJETIVOS DO ENSAIO
O objetivo do primeiro laboratório de Fenômenos de Transporte II foi a determinação de algumas propriedades físicas dos líquidos relacionadas a massa e ao volume.
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Propriedade dos fluidos
Os fluidos diferem entre si através de características ou propriedades que definem o seu comportamento. Um fluido pode ser compressível, incompressível; viscoso ou teoricamente não viscoso, entre outros. Sendo assim, é importante definir algumas propriedades para poder identificar e quantificar essas diferenças.
Massa específica:
É definida como a massa de substância contida numa unidade de volume. No SI é dado em kg/m³.
(1.1)
Peso Específico
É definido como o peso da substância contida numa unidade de volume. O peso específico está relacionado com a massa especifica através da Eq. 1.2. A unidade no SI é N/m³.
(1.2)
Viscosidade absoluta ou dinâmica
A viscosidade absoluta ou dinâmica () pode ser definida como a resistência de um fluido ao escoamento ou a fluidez. Pode–se dizer também que a viscosidade dinâmica é uma constante de proporcionalidade para fluidos newtonianos onde a tensão de cisalhamento varia linearmente com a variação da taxa de deformação por cisalhamento. A viscosidade de um fluido é dependente da temperatura em que ele se encontra.
A viscosidade pode ser determinada a partir de equipamentos denominados viscosímetros, que podem ser de esfera, capilar, orifício e rotacional. No viscosímetro de esfera (Fig. 1.1), o fluido que se deseja medir a viscosidade é colocado em um tubo onde se deixa cair uma esfera com massa especifica conhecida, devendo-se marcar o tempo que ela gasta para ir entre dois pontos de referência.
Figura 1 – viscosímetro de esfera
Outra definição de viscosidade é a viscosidade cinemática; que está relacionada com a viscosidade absoluta através da massa especifica segundo a Eq. 1.4. A viscosidade cinemática é