Mecanizacao
Preparo de solo:
Espaçamento: possibilita o melhor aproveitamento do espaço, além de melhorar operações de plantio, tratos culturais e colheita. O espaçamento deve varias de acordo com o ambiente de produção do terreno e com as características da variedade. Os entre sulcos pode variar de 0,9 a 1,8 metros e podem ser definidos como simples e combinados. Em solos mais arenosos e ambientes mais fracos são recomendados espaçamentos mais reduzido entre 0,9 e 1,2 metros. Em áreas onde será utilizada a colheita mecanizada e visando diminuir o pisoteio da soqueira é aconselhado utilizar o espaçamento de 1,5 metros.
Principais características de cada espaçamento são:
Simples: distancia entre os sulcos de plantio constante em toda a área.
Combinado: um mesmo talhão encontra-se faixas de espaçamento simples e alternado, trazendo uma melhor condição de trafego das maquinas na área.
Sulco de base larga: o sulcador faz um sulco com base funda que permite a disposição de dois rebolos sobrepostos lado a lado e não sobrepostos, diminuindo competição de perfilhos.
Profundidade do sulco: a profundidade ideal é entre 20 e 30 cm, com a sobreposição de terra sobre o rebolo entre 5 e 8 cm no fundo sulco, essa variação depende do solo e da época de plantio.
Preparo Convencional
O preparo convencional tem o objeto de inverter e revolver uma camada profunda do solo, destruir e incorporar restos vegetais, expor as pragas de solo ao sol para seu controle sem tratamentos químicos, destruir torrões e nivelar o terreno.
Este preparo é deito inicialmente com uma gradagem, para eliminação dos restos vegetais da cultura anterior, ainda no período seco. Depois, faz uma subsolagem para quebrar a camada compactada em profundidade, com uma grade aradora ou uma aiveca inverte-se o solo enterreando os restos vegetais em uma profundidade media de 15 a 30 cm de profundidade. Juntamente com a primeira gradagem e aração, serão aplicados fertilizantes e defensivos. Após