Mecanização
A mecanização tornou-se imprescindível na construção civil, pelo fato da utilização numa obra ser cada vez maior, ou por questões econômicas, já que a mecanização reduz gastos com mão-de-obra, tempo e desperdício de matérias.
2- RESENHA
As máquinas e equipamentos têm desempenhado um papel cada vez mais importante na construção civil, incorporando conceitos de produtividade e de substituição de esforço humano, aliados ao aprimoramento das tecnologias e equipamentos.
As vantagens aumentam consideravelmente, se o investimento e a viabilidade dos equipamentos forem previamente avaliados, já que o planejamento facilita a organização e eleva à qualidade do serviço, Assed (1986, p.67) afirma que “A programação dos serviços e a execução e controle são trabalhos que se completam num exercício permanente enquanto durar a obra. Mas antes de equipar o canteiro com o Maximo de aparento mecânico, é necessário fazer as contas do quanto se gasta, quais equipamentos empregar e onde dá para economizar recursos. Independente do custo, em alguns casos a mecanização se torna imprescindível como, por exemplo, na maioria dos serviços de obras pesadas, onde há grande volume de material e sem a mecanização torna-se inviável o comprimento dos prazos.
Conclui-se, que a mecanização tem grande importância para economizar gastos excessivos, muita obras não possuem esse gerenciamento, maquinários e equipamentos, ou seja, não possuem um cronograma incorporado ao projeto.
A mecanização não é um processo generalizado, ela depende do tipo de obra, mão-de-obra e tecnologia empregada.
Bibliografia: http://construçãomercado.pini.com.br/negocios-incorporação-construção/52/artigo283297
Como aumentar a eficiência da mão-de-obra (SOUZA ESPINELLI UBIRACI)