Mecanismos homeostaticos no corpo humano
OBJETIVOS
1. Demonstrar a presença de mecanismo de regulação das funções orgânicas.
2. Analisar a interação entre os mecanismos de regulação das funções corporais.
MATERIAL E MÉTODO
• Termômetro clinico
• Fita indicadora de ph
• Cronômetro ou relógio
TÉCNICA PARA AFERIÇÃO DE PULSO RADIAL
Colocar os dedos indicador, médio e anular, ou dedo polegar, sobre a artéria radial, entre o osso rádio e o tendão muscular, na altura do pulso. Posicionar os dedos do mesmo lado do polegar do paciente. Com a polpa dos dedos sentir a pulsação da artéria, dando atenção à freqüência, intensidade e ritmo.
TÉCNICA PARA AFERIÇÃO DE TEMPERATURA CORPORAL
Verificar se a coluna de mercúrio do termômetro está no nível menor que 35ºC. Constatado isso, colocar o bulbo do termômetro na boca do paciente, embaixo da língua, deixando-o nessa posição por 3 minutos. Pedira ao paciente para que permaneça com a boca fechada, sem mexer no termômetro. Após este período retirar o termômetro e fazer a leitura da temperatura corporal do paciente, tomando o cuidado de não tocar no bulbo.
TÉCNICA PARA AFERIÇÃO DE FREQÜÊNCIA RESPIRATÓRIA
Observar as oscilações abdominais (paciente em repouso) ou torácicas (paciente após exercícios) provocadas pelas fases de inspiração e expiração do ciclo respiratório. Contar a quantidade de movimentos abdominais ou torácicos durante 1 minuto, obtendo a freqüência respiratória/minuto. Para facilitar a contagem colocar a palma da mão estendida sobre a região abdominal ou torácica.
TECNICA PARA AFERIÇÃO DO pH BUCAL
Segurar uma das pontas da fita indicadora de pH com os dedos polegar e indicador; introduzir a parte que contém as faixas coloridas da fita na boca do paciente, mantendo-a dentro até o umedecimento com a saliva. Colocar a ponta da fita sob a língua a fim de favorecer o contato com o líquido bucal. Após 10 segundos, retirar a fita e fazer a leitura comparando a reação de cor ocorrida com a escala