biologia
Um dos conceitos comumente usados na fisiologia é a palavra homeostase ou homeostasia. Este conceito nada mais quer dizer do que a manutenção das condições estáveis, constantes, no meio interno, a fim de que haja equilíbrio funcional. E, com o perfeito funcionamento de todos os sistemas, consegue-se a homeostasia. Quando esse equilíbrio é desestruturado, o organismo lança mão de mecanismos auto-reguladores para voltar ao estado inicial. O uso mais frequente do termo refere-se à homeostase biológica. A sobrevivência de organismos vivos requer um meio interno homeostático; muitos ambientalistas acreditam que este princípio também se aplica ao meio externo. Um grande número de sistemas ecológicos, biológicos e sociais são homeostáticos, mantêm o equilíbrio contrariando qualquer mudança, e caso não sejam bem sucedidos em repor o equilíbrio, isso pode conduzir à interrupção do funcionamento do sistema. O corpo humano, precisam de homeostase para manter a estabilidade e sobreviver.
Objetivo: Aprender sobre homeostase, e como ela aje em nosso organismo, que por sua vez tem a função de regular o seu ambiente interno para manter uma condição estável.
Material e método utilizado: Copo descartável, termômetro, urina de nossa voluntária e um medidor de ph.
Pimeiro medimos a temperatura de nossa voluntária e em seguida mergulhamos o fita de medida na urina e comparamos com a tabela de ph.
Resultados: Temperatura 36,5°C
Urina: 6
Discussão do resultado: A Temperatura de nossa voluntária estava normal, sendo que o controle térmico considerado normal é de aproximadamente 36,5°C ate 37° C. A temperatura ambiente também pode influenciar no resultado.
A urina também deu normal, com o ph na escala 6.
O ideal é que seja coletada a primeira urina da manha, descartando o primeiro jato. O uso de medicamento também podem alterar o resultado.
Conclusão: Nosso organismo depende de um grande número de processos