Emoções no esporte
Definição: Abalo moral ou afetivo; perturbação, geralmente passageira, provocada por algum fato que afeta o nosso espírito (boa ou má notícia, surpresa, perigo).
As emoções podem ter efeitos desorganizadores sobre o comportamento de uma pessoa. Em resumo, as emoções são bastante afins da motivação (força ou motivo que nos impulsiona em direção a algo).
Emoções no esporte
Em meio a todos as vivências dos atletas na lógica do esporte de alto rendimento, observa-se as inúmeras situações, como cobrança, competitividade, busca por resultados positivos, tentativas de melhorar a performance, entre outras, que fazem com que os atletas experimentem emoções e sensações, tidas por eles como negativas.
A gestão das emoções é um fator muito importante para combater os momentos críticos em competição e de igual forma promover boas execuções esportivas. Quando as habilidades físicas, ou o nível dos atletas são muito idênticos, muitas vezes o competidor que ganhará ou que conseguirá um excelente desempenho, será aquele que possue uma melhor preparação mental. Com uma preparação mental programada e estruturada, o atleta consegue controlar as emoções e processos psicológicos a seu favor durante os eventos.
Podem ocorrer várias causas para o medo ser sentido neste contexto, como o atleta ter medo do fracasso que ameaça sua performance e carreira, medo de contusão em conseqüência de movimentos mal executados e temer pelo vexame social por conseqüência de seu mau desempenho (Dobránszky, 2001).
Pressupõe-se que o medo interfere no rendimento atlético, porque sabe-se que este sentimento é responsável pela aparição de várias sensações e outras emoções e que essas acompanham e regulam as ações esportivas, contribuindo para o êxito ou para o fracasso no esporte. As emoções têm o poder de ditar a qualidade de execução do atleta durante a competição.
Conclui-se que é de fundamental importância, que seja trabalhado a parte emocional do atleta, porque dependendo do seu estado