MECANISMO DE QUATRO BARRAS
FEIRA DE SANTANA – BA
2012
MECANISMO DE QUATRO BARRAS
Trabalho apresentado como recurso de avaliação parcial do componente curricular de Mecanismos solicitado pelo professor, do curso de Engenharia de Feira de Santana-BA.
FEIRA DE SANTANA – BA
2012
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO 3
2- OBJETIVO 4
3- GRAU DE MOBILIDADE ( KUTZBACH ) 5
4- FUNCIONAMENTO DE UM LIMPADOR DE PARABRISA. 6
Digite o título do capítulo (nível 1) 1
Digite o título do capítulo (nível 1) 4
1- INTRODUÇÃO
Em engenharia mecânica um mecanismo de quatro barras é uma máquina formada por três barras móveis e uma quarta barra fixa e é um dos mecanismos mais simples e de aplicação variada em máquinas e equipamentos.
O presente trabalho apresenta uma aplicação do mecanismo de quatro barras, limpador de para-brisa.
O Limpador de parabrisa foi inventado em 1903 pela norte-americana Mary Anderson. Entretanto, a inventora patenteou o produto apenas dois anos depois, em 1905. O projeto surgiu do estudo de Anderson sobre um recurso para melhorar a visibilidade durante um passeio de bonde pelas ruas de Nova York (EUA).
Mary Anderson observou que, no decorrer do percurso, o condutor interrompeu a viagem várias vezes para remover a neve que se acumulava no pára-brisa. Foi então que a norte-americana idealizou uma lâmina de borracha presa a um braço metálico, movimentado por uma haste. O recurso foi adotado por Henry Ford, então proprietário da Ford, e passou a equipar o modelo T. Oito anos mais tarde, todos os veículos dos EUA já saiam de fábrica com o limpador de pára-brisa.
2- OBJETIVO
Nossa proposta com a realização desse protótipo é demostrar o mecanismo de quatro barras utilizada no limpadores de parabrisa dos automóveis .
3- GRAU DE MOBILIDADE ( KUTZBACH )
O mecanismo de limpador de