Mecanismo de coesão
Existem vários tipos de elementos coesivos. Palavras como preposições, conjunções e pronomes possuem a função de criar um sistema de relações, referências e retomadas no interior de um texto. Mecanismo de coesão é o meio pelo qual acontece a coesão do texto. Os principais são:
Coesão por substituição: é a colocação de um item em lugar de outro elemento do texto, ou da oração inteira.
Exemplo: Ele comprou um carro. Eu também quero comprar um. Ele comprou um carro novo e eu também.
Coesão por elipse: quando o elemento do texto é omitido em contexto que deveria ocorrer.
Exemplo:- Pedro vai comprar o carro? -Vai!
Coesão por conjunção: é a relações significativas dos elementos. Essas podem exprimir valor semânticos de adição, adversidade, causa e tempo.
Exemplos: Perdeu as forças e caiu. ( adição) Perdeu as forças, mais permaneceu firme. (adversidade) Perdeu as forças, porque não se alimentou. (causa) Perdeu as forças, quando soube a verdade. (tempo)
Coesão Lexical: é a seleção vocabular. Existem dois tipos desse mecanismo. a) Reiteração: quando ocorre a repetição do mesmo item ou através de hiperônimos, sinônimos ou nomes genéricos.
Exemplos: O aluno esta nervoso. O aluno havia sido assaltado. ( repetição do item lexical) Uma menina desapareceu. A garota estava envolvida com drogas. (sinônimo) Havia muitas ferramentas espalhadas, mas só precisava achar o martelo. (hiperônimo) b) Coesão por colocação ou contiguidade: é o uso de termos pertencentes a um mesmo campo semântico.
Exemplo: Houve um grande evento nas areias de Copacabana, no último dia 02. O motivo da festa foi este: o Rio sediará as olimpíadas de 2016.
Tipos de texto
Basicamente existem três tipos de texto são eles:
Narrativo: O texto narrativo ele narra um fato e como todo o fato ocorre em determinado tempo. Toda narração tem que ter um começo,