MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL
COESÃO TEXTUAL - SE TRATA DE UMA MANEIRA DE RECUPERAR, EM UMA SENTENÇA B, UM TERMO PRESENTE EM UMA SENTENÇA A.
EXEMPLO:
João Paulo II esteve,ontem,em Varsóvia. Na referina cidade, o mesmo disse que a Igreja continua a favor do celibato.
Coesão por referência: consiste no uso de pronomes pessoais (ele, ela, nós, o, a, lhe, etc.), possessivos (meu, teu, se u etc.), demonstrativos (este, esse, aquele etc.) os advérbios de lugar e também os artigos definidos.
EXEMPLO: João Paulo II esteve, ontem, em Varsóvia. Lá, ele disse que a igreja continua a favor do celibato. Coesão por elipse: João Paulo II esteve , ontem, em Varsóvia. Lá, disse que a igreja continua a favor do celibato. No exemplo, o termo João Paulo II se acha retomado na segunda sentença por ausência, ou seja , leitor ao ler a 2º frase, depara como verbo disse e, para interpretar seu sujeito, tem de voltar à sentença anterior e descobrir que quem disse foi João Paulo II. Este processo de coesão tem o nome de elipse.
Coesão sinônimos:
Exemplo: João Paulo II esteve, ontem, em Varsóvia. Na capital da Polônia, o papa disse que a igreja continua a favor do celibato.
Coesão Lexical e clareza do texto
Um efeito colateral positivo da coesão lexical, que o leitor já deve ter percebido, é maior clareza do texto. Veja:
(1)
O governo de muitos países tem decidido liberar a maconha para uso doméstico. A Inglaterra agora faz vistas grossas ao seu consumo. Ela deixará, a partir de agora, de efetuar prisões por seu porte para consumo próprio. Ela segue a tendência europeia de maior tolerância comos usuários de drogas leves.
(2)
O governo de muitos países tem decidido liberar a maconha para uso doméstico. A Inglaterra agora faz vistas grossas ao consumo da erva. As autoridades inglesas deixarão a partir de agora, de efetuar prisões pelo porte desse entorpecente para consumo próprio. O país segue a tendência europeia de maior tolerância comos usuários