Elementos coesivos ou mecanismos de coesao
Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro.
Os elementos de coesão determinam a transição de ideias entre as frases e os parágrafos. Coesão por referencia: Os elementos de referencia são aqueles que não têm um significado por si mesmo, pois remetem a outros itens do texto que são necessários à sua interpretação.
Na Coesão por referencia, “há total identidade referencial entre o item de referencia e o item pressuposto”.
Exemplo:
1- Pedro e Maria são crianças ingênuas. Eles aceitaram doces de estranhos. (referencia pessoal).
2- Essa discussão está sendo igual à de ontem. (referencia comparativa). Coesão por substituição: Ocorre quando um item é colocado no lugar de outro elemento do texto ou, até mesmo, de uma oração inteira. Na coesão por substituição, a identidade referencial entre o item de referencia e o item pressuposto não é total ou, nela, há uma especificação nova, pelo menos, a ser acrescentada (o que exige um mecanismo que seja gramatical e não semântico).
Exemplo:
1-Pedro estudou muito para a prova e Maria também.
2-Pedro comeu pudim depois do almoço. Maria fez o mesmo. Coesão por recorrência: Quando ocorre a repetição de termos anteriores.
Exemplo:
1- Ela Corria, Corria Corria ... (recorrência)
2- Brasil é bonito, é bonito, é bonito... Coesão sequencial: Ocorre na medida em que um texto progride e , entre seus fragmentos, vai se estabelecendo uma relação pragmática e/ou de significado. Esse tipo de coesão é feito através de palavras de transição. Palavras de transição:
Começo/introdução , continuidade/adicionar, conclusão, tempo, semelhança, conformidade, causa e consequência, exemplificar e esclarecer. Numerais:
Exemplo:
1- Foram divulgados dois avisos: o primeiro era para os