Mundo das marcas - volkswagen
Durante a Guerra, a Volkswagen adaptou sua produção para veículos militares, apenas. Porém, com o fim do conflito, a montadora retomou sua produção de veículos automotivos. No começo, a Volkswagen não era grande coisa mas, com o passar dos anos, acordos com outras montadoras, aumento das exportações, fabricação de carros tanto populares quanto de luxo e tecnologia avançada, fizeram com que a Volkswagen se tornasse uma das maiores montadoras do mundo (atualmente, ocupa a quarta posição).
A história no Brasil começa em 1949, quando pesquisas feitas no mercado latino-americano indicaram o Brasil como o melhor lugar para receber a primeira fábrica da montadora fora da Alemanha. Dito e feito: os carros da Volkswagen foram muito bem aceitos pelo mercado brasileiro. Os carros populares foram, e ainda são, os mais vendidos dentre as montadoras do país; os carros de luxo conquistam cada vez mais espaço; os caminhões demonstram muita força e resistência; além de que a Volkswagen é a montadora que mais traz inovações tecnológicas nos seus carros.
Atualmente, a influência da Volkswagen no Brasil é muito clara. As ruas estão cheias de automóveis da montadora. O Gol bate recordes de vendas quase todo ano; o Fusca, a Brasília, o Passat, mesmo sendo carros de mais de 50 anos de idade, continuam a rodar pelo país; as vendas de carros luxuosos também não param de crescer; e como se não bastasse, a Volkswagen patrocina a Confederação Brasileira de Futebol e o maior craque da Seleção Canarinho na