Mecanismo de açao - heroína
Integrantes do Grupo: Eliane Sturnich de Castro; Denise Hiromi; Fabio Rocha;
Tatiane Guedes; Carla Nadotti
• Introdução: É uma droga opiácea ilegal, originada da planta chamada papaver somniferum (Papoula), na qual o Ópio é extraído. Seu nome científico é Diacetilmorfina, tendo como nome alternativo Heroína, diamorfina, acetomorfina, cavalo, cavalete, castanha, H, pó, poeira, veneno bomba ou
Blacktar. É comercializada em pó, geralmente da cor branca ou castanha , inodoro e sendo administrada por via intravenosa, possuindo outras formas de uso como por exemplo através do fumo, aspirando a droga e misturando-a com outras drogas.
• Mecanismo de Ação: O mHeroína Integrantes do Grupo: Eliane Sturnich de Castro; Denise Hiromi; Fabio Rocha; Tatiane Guedes; Carla Nadottiecanismo pelo qual os opióides causam os seus efeitos é ainda incerto .É considerada depressora do SNC e analgésica de ação central e agonista dos receptores opióides.
Os opióides interagem com vários tipos de neurotransmissores, quer diretamente, quer indiretamente. Levando a uma redução da libertação de acetilcolina (Ach) de alguns neurônios periféricos e centrais e aumentam as suas concentrações cerebrais. Os opióides parecem ainda inibir a libertação de catecolaminas de certos neurónios periféricos, aumentando a sua libertação, síntese e “turnover” destas no SNC. É possível que um neurotransmissor possa ter um papel mais preponderante num determinado efeito, do que no outro. A analgesia e euforia induzida por opióides num Homem é potencializada pela administração conjunta de anfetaminas, sugerindo pelo menos um papel aditivo para a dopamina e noradrenalina, ou seja, provas indicam que mecanismos noradrenérgicos centrais produzem analgesia e euforia que é aditiva aos efeitos dos opióides. Alguns casos sugerem ainda que a serotonina (5-HT) tem alguma sinergia com opióides, quando se trata de produzir analgesia.