Exercicio
Os hipnoanalgésicos são fármacos que deprimem o Sistema Nervoso Central (SNC) eliminando ou reduzindo a sensação de dor, sem causar a perda de consciência. Eles agem complexando-se com múltiplos receptores estereoespecíficos, em muitos locais do SNC, no sistema nervoso periférico e no sistema nervoso entérico.
2) Quais são os alvos moleculares dos hipnoanalgésicos opioides? Quais são seus principais empregos?
Os alvos são receptores e subtipos acoplados à proteína G:mi (µ, MUR), capa (κ, KOR) e delta (δ, DOR).
A ativação dos receptores opióides , µ, κ1 , κ3 e δ nos neurônios endógenos, provoca a inibição da atividade da adenilciclase levando a uma redução da concentração intracelular de monofosfato cíclico de adenosina (cAMP), b) a abertura dos canais de K+, causando a hiperpolarização do neurônio nociresponsivo, com conseqüente redução da excitabilidade e c) o bloqueio da abertura dos canais de Ca++ voltagem – dependentes, inibindo a liberação do glutamato e da substância P pelos terminais aferentes primários
3) Forneça os requisitos estruturais responsáveis pela atividade hipnoanalgésica da morfina.
N-metil-γ-fenilpiperidina é o grupo farmacofórico.
a) Quais modificações químicas diminuem a potência?
Trocar o OH da posição 3 por um H, troca o OH da posição OH por grupo ceto (=O) Diminui a atividade, trocar o OH da posição 3 por OCH3, colocar um COCH3 (éster) na posição 3 ou quebrar da ponte etérea (anel E).
b) Que modificação química aumenta a atividade antitussígena? Qual é o fármaco com maior ação antitussígena dentre os derivados opiáceos?
Trocar o OH da posição 3 por OCH3 aumenta a ação antitussígena mas diminui sua atividade. A codeína tem a maior atividade antitussígena.
c) Quais são os fatores limitantes ao uso da morfina?
Causa depressão respiratória, constipação, náuseas, excitação, euforia, tolerância e dependência.
4) A morfina é um analgésico do tipo opioide e foi