Método Auto-Controle
As sessões de atribuição têm como foco principal as causas do comportamento. O papel do psicólogo nesta sessão é apresentar aos participantes o conceito de estilos atributivos depressivos e os ensinar maneiras mais realistas e construtivas de examinar a casualidade, fazendo-se assim, uma intervenção em forma de retreinamento de atribuições.
A quarta sessão baseia-se nos comportamentos positivos de cada participante. Dessa forma, é necessário explicar que pessoas deprimidas tendem a fazer atribuições externas, instáveis e específicas sobre os comportamentos positivos e não veem causas internas, estáveis e globais. Depois de dados alguns exemplos, pede-se aos participantes que façam um exercício onde se retira um acontecimento descrito na folha de registro, e responda a pergunta: “Por que aconteceu?” Estas causas são discutidas em termos das dimensões atributivas. Normalmente as causas manifestadas são consistentes com um estilo negativo. Pede-se então que os participantes busquem alternativas ou causas dos acontecimentos que sejam mais positivos. O objetivo desta sessão é obter um ponto de vista mais realista e equilibrado.
Ao final da sessão, o psicólogo pede como tarefa de casa que os participantes escrevam em suas folhas de auto registro uma auto verbalização positiva que mostre o reconhecimento do mérito de um acontecimento positivo.
A quinta sessão é similar à quarta sessão, mas em contrapartida tem como objetivo o enfoque nos acontecimentos negativos. Dessa maneira, explica-se que pessoas deprimidas em acontecimentos negativos tendem a fazer atribuições internas, estáveis e globais, não conseguindo enxergar causas externas, instáveis e específicas. O psicólogo pede então aos participantes que se lembrem de algum acontecimento negativo, e a partir disso, que eles examinem suas causas numa sequência parecida ao exercício para os acontecimentos positivos.
Como tarefa para casa, o psicólogo pede para cada participante escrever