mecanismo de acesso a universidades no brasil
A questão do acesso i universidade toma-se, na maior parte das vezes, ou uma discus são técnica onde predominam as considerações sobre os mecanismos do processo seletivo, as provas e testes, ou constitui-se de estudos sobre a influência da origem sócio-econômica dos candidatos nos níveis de desempenho no vestibular. A ampliação da discussão se faz, em geral, em tomo das repercussões do concurso vestibular no 20 grau e da capacidade pre ditiva do vestibular para o desempenho dos estudantes a nível do 3?grau.
Uma minoria de estudos específicos sobre a questão do acesso &universidade, natureza e função do vestibular esboça apreocupação com os aspectos culturais e politicos No entanto, ao lado dos problemas técnicos de mensuração e avaliação, cabe levantar a pergunta por que o concurso vestibular se tomou, em nossa época, uma preocupação fundamental na vida estudantil, principalmente nas camadas urbanas? Que sociedade somos nós, se 98% dos estu- dantes de 20 grau declaram que pretendem continuar seus estudos em um curso superior?
(Castro, 1981).
De, aproximadamente, quarenta títulos consultados para este tema, poucos discutem porque, a partir do final dos anos 60, o Estado brasileiro se empenhou em uma ostensiva política de expansão do ensino superior. E um número mais reduzido ainda, indaga porque a busca de um diploma tem raízes tão fortes em nossa sociedade.
Não obstante o tratamento que tem recebido, o concurso vestibular não é uma questão simples. Sua complexidade advém, primeiro, do fato de ser um instrumento privilegiado de ação política do Estado. Segundo, através de medidas e técnicas de avaliação e computação, que têm se sofuticado ao longo dos anos, o vestibular constitui um formidável arcabouço tecnológico nem sempre ao alcance da compreensão do homem comum.