Algoritimo do Google
Atualizado em 14.3.2012
O PageRank (nome baseado no seu autor, Larry Page) é o conjunto de algoritmos usado pelo mecanismo de busca do Google para a indexação de páginas, aplicativos e arquivos online. Baseia-se essencialmente na análise de links e na atribuição de pesos para cada elemento situado em arquivos aos quais os links estão relacionados. Quanto mais alto for o peso do elemento, mais alto o seu posicionamento no ranking de resultados das buscas.
De modo geral, o Google valoriza os seguintes fatores nas páginas de resultados:
◊ Marcações "HREF" e "SRC" que apontam para páginas e arquivos, bem como o número de links para cada página – tanto sob o ponto de vista quantitativo quanto qualitativo. Um link da página A para a página B é como um voto de A para B e afeta a sua relevância. No entanto, sites com má reputação prejudicam a reputação do web site para o qual apontam. Também a qualidade e a abrangência do conteúdo afetam os resultados das buscas. O número de links por página não deve passar de 100, pois afeta a qualidade da experiência do usuário.
O texto dos links externos para um site também é considerado um fator importante para o ranking. (6)
◊ Os interesses de cada usuário. A participação de cada pessoa na internet influencia os resultados das suas buscas, ou seja, os resultados estão cada vez mais personalizados, especialmente dos usuários cadastrados que estiverem logados, usando como referência o histórico de buscas anteriores de cada IP. (2).
◊Conteúdo de qualidade, compartilhável, especialmente no Google+. Cada indivíduo representa uma oportunidade de apresentar conteúdo não só para uma, mas também para os seus círculos de relacionamento.
◊Conteúdo atualizado com frequência. Eventos recentes (notícias, eventos recentes ou futuros), eventos regulares (anuais, de temporada, esportivos que ficam menos relevantes em pouco tempo), gírias ou termos podem ter importância num determinado momento e pouco depois são esquecidos