mecanica
Ana Flavia Chaves da Silveira, Paola Mariani Coelho, Priscila Falcão Melo, Willian W. Carone
Núcleo de Física – Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Av. Brasil, 4232, Independência, Medianeira, Paraná e-mail: frlongen@utfpr.edu.br
Resumo. O multímetro é um aparelho que agrega três funções, sendo estas denominadas: Ohmímetro, Voltímetro e Amperímetro. No estudo da Física 3 laboratorial todos os experimentos realizados envolverão medidas de resistência elétrica, tensão (diferença de potencial) e corrente elétrica. Portanto, é necessária a familiarização dos estudantes com os equipamentos utilizados desde os primeiros dias de aula; Foi questionado a medição dos valores reais de resistência, tensão e corrente de alguns resistores disponíveis no laboratório. Conclui-se que as escalas que se mostraram mais precisas foram as que continham variações superior e mais próxima do valor a ser medido; Matematicamente foi possível confirmar essa hipótese através do cálculo do desvio relativo percentual.
Palavras chave: Multímetro. Ohmímetro. Voltímetro. Amperímetro.
Introdução
O multímetro é um aparelho para medida de grandezas elétricas. Em eletricidade existem três grandezas básicas (tensão, corrente e resistência elétrica) que o multímetro mede com precisão.
A tensão elétrica pode ser definida como a quantidade de energia gerada para movimentar uma carga elétrica. Resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer em impedir à passagem de corrente elétrica mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada. Já corrente elétrica é o deslocamento de cargas para uma determinada direção e sentido. Consideram-se dois tipos de corrente elétrica:
Corrente continua (Figura 1/ Figura 2) : é aquela que não altera seu sentido, ou seja, é sempre positiva ou sempre negativa.
Figura 1: Corrente Contínua Constante.
Figura 2: Corrente Contínua Pulsante.
Note que o seu valor (I)