Mecanica Vibratoria
Aula 01
Objetivos:
-Verificar a importância do estudo de vibrações mecânicas bem como suas aplicações; Introdução:
• O estudo das vibrações tem uma importância fundamental para a engenharia moderna. A análise das vibrações em máquinas e equipamentos permite-nos conhecê-los, melhorálos e ganharmos muito em qualidade, desenvolvimento, etc...
O investimento em manutenção preditiva tem um retorno muito grande para as empresas. A implantação de sistemas preditivos não só reduz o custo de manutenção, mas também faz com que os técnicos e engenheiros melhorem seus conhecimentos e, automaticamente passem a definir que melhorias devem ser introduzidas nas máquinas de modo que estas se tornem de alta confiabilidade e robustez ao desgaste, ou seja, “Engenharia de Manutenção”. A manutenção preditiva por análise de vibrações é hoje uma técnica bastante desenvolvida. Com o surgimento dos coletores analisadores de dados digitais mais os programas de gerenciamento, o potencial de uma equipe de manutenção aumentou consideravelmente em termos de controle das máquinas. O quê é vibração?
Vibração é o movimento de um ponto oscilando em torno de um ponto de referência. A amplitude do movimento é indicada em milímetros ou polegadas.
O número de vezes que ocorre o movimento completo em determinado tempo é chamado de Frequência em geral indicada em Hertz (Hz).
Livre
ex: pêndulo
Forçada
Ex: desbalanceamento
Linear
Ex: força: da mola, do amortecimento Não-linear
Ex: relações quadráticas, cúbicas, senoidais
Características das Vibrações
Determinística
0 .3 5
0 .3 0
Aleatória
0 .2 5
0 .2 0
0 .1 5
0 .1 0
0 .0 5
50
100
150
200
x(t)
Amortecida
Não amortecido x0 Amortecido
t
O
Não-amortecida
Por quê analisar vibrações?
•Garantir margens de segurança;
•Para selecionar velocidades de operações para evitar
condições