Mecanica geral
Conhecer e pensar colocam o universo a nosso alcance e lhe dão o sentido, finalidade e razão de ser, “ser uma pessoa que se sobressai dos problemas, das dificuldades e se faça entender pelo saber da razão e do sentido do conhecimento. Os animais conhecem as coisas; o homem vai além investiga lhes as causas. Os animais só conhecem por via sensorial, o homem conhece e pensa, elabora o material de seus conhecimentos.
A historia humana é a historia das lutas pelo conhecimento da natureza, para dominá-la e interpretá-la, e cada geração foi recebendo um mundo já interpretado pelas gerações passadas.
A atual geração encontra, um mundo já pensado, interpretado, já com normas estabelecidas, com conceitos morais já estabelecidos, com uma história interpretada. Mas a geração atual não pode se resignar a um conhecer de mundo pré-estabelecido, não pode julgar-se dispensada de pensar naquilo que já pensaram por ela. Pois se as gerações passadas tivessem pensado assim viveríamos em um mundo medieval.
Qualquer conhecimento é uma espécie de apropriação do mundo objetivo por parte do sujeito cognoscente. Tanto o homem como os animais irracionais entram na posse cognitiva das realidades sensórias.
O conhecimento científico pertence ao grande gênero do conhecimento intelectual, onde o rude vê uma tela pintada o espírito iluminado por certos desenvolvimentos estéticos vê uma obra de arte, onde o homem comum vê uma ferida, a mente ilustrada do especialista vê “determinada ferida, vê suas causas, seu atual estágio de evolução, sua gravidade, bem como os antídotos específicos.
Conhecimento vulgar é o conhecimento