Mecanica geral
Mecânica Geral - 3ª série A
Etapas 1, 2, 3 e 4
Engenharias Ciclo Básico (Matriz Especial)
Nome: RA:
Nome: RA:
Nome: RA:
Nome: RA:
Nome: RA: Profº: Diogo Pedroso
JUNDIAI
2012
Introdução
A mecânica é definida como o ramo das ciências física que trata do estado de repouso ou de movimento de corpos sujeitos à ação de forças, onde a resultante dessas forças que atuam sobre o corpo é nula. Quando isso acontece, dizemos que o corpo está em equilíbrio, que por sua vez pode ser estático, quando o corpo está em repouso, ou dinâmico, quando corpo está em movimento. Os princípios da mecânica estática desenvolveram-se há , muito tempo, porque podiam simplesmente ser explicado por medições de geometria e força.
Se as forças que atuam em um ponto material forem coplanares, transforma-se a equação vetorial da soma das forças em duas equações escalares, projetando-se as forças sobre os eixos cartesianos X e Y. A projeção será positiva se o seu sentido coincidir com o sentido do eixo, e será negativa se seu sentido for contrario ao sentido do eixo e a projeção será igual a zero quando a força tiver direção perpendicular ao do eixo. O diagrama deve ser sempre esboçado para mostrar todas as forças que atuam sobre o ponto material, conhecidas e desconhecidas para de aplicar as equações do equilíbrio ∑ FX = 0 e ∑FY = 0
Uma outra grandeza que está presente em nosso dia-a-dia que iremos discutir neste trabalho está associado à capacidade de uma força girar um objeto. Essa grandeza é conhecida como momento de uma força ou torque e possui inúmeros exemplos nos quais essa noção está envolvida, como alavancas, ferramentas, máquinas, automóveis. O momento de uma força em relação a um eixo é uma grandeza escalar que consiste na projeção, sobre o eixo de rotação, do momento de uma força em relação a um ponto.
Então, quando quisermos analisar a capacidade de uma força girar um corpo, devemos