mecanica dos solos
As inter-relações entre os principais fatores que influenciam a durabilidade e as suas consequências em termos de desempenho podem-se resumir da seguinte maneira:
Projeto estrutural (principalmente pormenorização e cofragem)
Materiais (principalmente concreto e armaduras)
Execução (principalmente desempenho dos operários)
Cura (principalmente humidade e calor)
Estes quatro fatores influenciam fortemente a qualidade da estrutura do concreto no sentido em que definem a natureza e distribuição dos poros e, portanto, a maior ou menor influência dos mecanismos de transporte de substâncias nessa rede porosa, levando a uma deterioração física, química e/ou biológica mais ou menos rápida do concreto assim como a corrosão das armaduras, isto é, a uma maior ou menor durabilidade da estrutura de concreto.
2- O QUE SE ENTENDE POR RELAÇÃO ÁGUA E CIMENTO?COMO TAL RELAÇÃO INFLUÊNCIA NO COMPORTAMENTO MECÂNICO DO CONCRETO?
A relação água/cimento (x) é a relação entre o peso de água e o peso de cimento.
Indica, portanto, a umidade da pasta. Este fator influi nas resistências mecânicas em virtude de estar relacionado com a porosidade do material. A água adicionada ao concreto desempenhará duas funções básicas: a de hidratar os grãos de cimento e a de conferir ao concreto a consistência desejada. Para a hidratação do cimento, a quantidade de água necessária é da ordem de 2% a 32% em relação ao peso de cimento. Esta quantidade de água, conduz, entretanto, a concretos de consistência excessivamente seca e, portanto, sem trabalhabilidade para as aplicações usuais. É, portanto, necessária a adição de uma maior quantidade de água ao concreto para conferir-lhe trabalhabilidade adequada aos processos de adensamento disponíveis na maioria das obras. A água adicional lançada ao concreto irá evaporar-se ou não com o tempo, mas a sua presença
• Quanto menor o valor da relação água / cimento maior a resistência do