Mec Fluidos
Relatório de massa específica e cálculo de vazão volumétrica
Disciplicina Mecânica dos Fluidos
Universidade Federal de São João Del Rei
Campus Alto Paraopeba
Ouro Branco
Dezembro de 2013
Primeiro experimento
1. INTRODUÇÃO
Através das propriedades dos fluidos, pode-se diferenciá-los e caracterizá-los individualmente. Desta forma, as expressões matemáticas da Mecânica dos Fluidos são aplicáveis para qualquer fluido, sendo seu resultado particularizado para cada fluido individualmente, dependendo dos valores assumidos por suas propriedades físicas, em função das condições ambientais e da posição dentro de um mesmo fluido. Neste contexto, apresenta-se a importância do estudo da massa específica (ρ) na disciplina Mecânica dos Fluidos.
A massa específica (ρ) é a relação entre a massa do fluido e o volume que contém esta massa. E pode ser representada pela seguinte fórmula:
ρ = m/V Onde:
ρ = massa específica ou densidade absoluta; m = massa do fluido;
V = volume do fluido
Nos sistemas usuais, utilizamos as seguintes unidades: Sistema SI kg/m3 Sistema CGS g/cm3 Sistema MKS kgf.m-4.S2 2. OBJETIVO
O objetivo da pratica é a determinação experimental da massa específica da água (H2O), utilizando-se equipamentos apropriados para a realização da mesma.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais:
Becker
Proveta
Balança
Balão volumétrico
Balão de precisão
Densímetro
Termômetro
Dinamômetro
Método:
Iniciou-se a prática adicionando um volume variável de água em cada uma das provetas. Após o preenchimento de todas as provetas, foi feita a pesagem dos Beckeres limpos e vazios cuidadosamente, anotou-se a massa e então adicionou a água até se completar o volume das provetas nos Beckeres. Então se pesou novamente os Beckeres cheios de água e anotou-se a massa. Assim, subentende-se que a massa bruta