Lutas e Artes Marciais
Curso de Educação Física
Fábio Henrique da Silva Koepp1
Tiro Esportivo
O tiro esportivo é um esporte que requer precisão e velocidade em atirar com uma arma que pode ser tanto de fogo como de ar comprimido. A prática do esporte requer treinamento e é necessário o uso de equipamentos como o óculos protetor. Além dos óculos, o atirador deve usar um colete para guardar sua munição e um tampão nos ouvidos. A concentração e a precisão são essenciais para a prática do tiro esportivo.
São dois os tipos de campos (normal e skeet) nos quais pode ser praticado o tiro esportivo. Em um dos campos, o normal, são necessárias várias cabinas de tiro, com uma área mínima de tiro de 15 m de comprimento e 20 m de largura. Já no campo de skeet, deve ser demarcado por um semicírculo, o ponto de onde os atletas irão atirar e o ponto da onde deverá partir os pratos. A área de tiro no campo skeet deve ter 15 m de comprimento e 36,82 m de largura. Existem três categorias de tiro esportivo(que veremos a seguir), que utilizam armas diferentes, e que se dividem em algumas provas:
Pistola – as provas podem ser: pistola livre, sport (só para mulheres), pistola de ar e tiro rápido (só para homens).
Carabina – as provas podem ser: três posições (armas diferentes para homens e mulheres), deitado (somente para homens) e carabina de ar.
Tiro ao prato – as provas podem ser: skeet, fossa olímpica e fossa dublê. Nessa categoria, em todas as provas, há uma diferença no número de pratos para homens e mulheres. Os pratos têm 11 cm, são feitos de argila, calcário e alcatrão.
Pistola: Estas divididas em: pistola livre, Sport e pistola de ar e tiro rápido. A pistola livre é uma modalidade disputada apenas por homens sendo que eles têm 2 horas para 60 tiros, já a Sport é disputada apenas por mulheres, a fase classificatória consiste em 60 tiros: 30 tiros de precisão e 30 tiros rápidos. A