me lasquei
Alunas:
1:
Apesar de terem a capacidade de se replicar, os vírus não possuem um aparato enzimático suficiente para a replicação, necessária, assim, da maquinaria celular para completar o seu ciclo replicativo, o que o torna um parasita intracelular obrigatório.
2:
I - DNA de fita dupla - Ex: Adenovírus, Herpes vírus e Poxvírus. II - DNA de fita simples positiva - Ex: Parvo vírus III - RNA de fita dupla - Ex: Rinovírus, Birnavírus
IV - RNA de fita simples positiva - Ex: Picornavírus e Toga vírus V - RNA de fita simples negativa - Ex: Orthomixovírus e Rhabdovírus
VI - RNA de fita simples positiva, com DNA intermediário no ciclo biológico do vírus - Ex: Retrovírus
VII - DNA de fita dupla com RNA intermediário - Ex. Hepadnavírus
3:
Basicamente os vírus são constituídos por dois componentes essenciais: a parte central, que recebe o nome de cerne, onde se encontra o genoma, e que pode ser DNA ou RNA (salvo exceção); associado a uma capa proteica denominada capsídeo, formando ambos o nucleocapsídeo.
4:
A partir do arranjo estrutural do nucleocapsídeo, os vírus apresentam as seguintes simetrias: icosaédrica, helicoidal e complexa.
Na forma icosaédrica, o capsídeo esta organizado como um polígono retangular.
5:
Os vírus possuem propriedades físico-químicas e biológicas importantes na interação com a célula hospedeira. Entre elas, podemos destacar: massa molecular, pH, temperatura, estabilidade iônica, densidade, suscetibilidade a agentes físicos e químicos, composição proteica (de carboidratos e de lipídios), natureza e afinidade antigênica, tropismo, transmissão e patogenicidade.
Penetração do agente viral, a qual deve