O nordertês
Eu sou do rio grandí do nortí eo meu sotaque e o pipoco, eu sou o Daniel e o meu sotaque é sergipano bom da gota, eu sou piaiense e meu sutaque é danado de coisado, Oh chenti menina eu sou é pernambucana e meu sotaque é arretado vissí , eu sou paraibano e meu sotaque é arrochado cum força, eu sou do maranhão e o meu sotaque é o mais bonito do Brasil, arriégua eu sou do ceará e o meu sotaque é paidégua, eu sou Baiana e o meu sotaque é porreta e por ai vai. Sotaque é um modo de você pronunciar a língua. Por exemplo o carioca diz: voches, o nodertino diz: vosseis.
Para fonodiologia o sotaque está ligado diretamente com a prosódia, a qualidade vocal, a entonação, o ritmo, a velocidade de fala, as pausas, as ênfases, isso tudo é elemento do sotaque.
Para Renata Alves Repoter da Record, o sotaque é a sua essência, é sua identidade, é você mostrar os valores, a cultura da sua região.
“ O falar de cada região, é uma característica marcante das diferenças regionais que temos nesse país”. Tica Simões –ICER – UESC.
E com todas essas diferenças á uma tentativa na televisão brasileira de criar um padrão de sotaque para os profissionais de telejornalismo.
- Em se tratando de padrão, não dizemos mais que existe um padrão, existem regras de uma boa comunicação, as emissoras cada uma tem um padrão de comunicação de apresentar, a mídia aquilo que ela tem a oferecer, então ela cria um padrão, mas não existe “ um padrão”. Existem regras de bom funcionamento de uma emiss
"Bisoiada" - Particípio passado do futuro do pretérito de "oiada" que nada mais é do dar uma olhada em algo.
"Pé de pica" - Expressão formal cunhada pelo tropicalista Caetano Veloso e utilizadas pelos Petroleiros Baianos quando alguma coisa é, de maneira sinistra e misteriosa, complexa para ser concluída e, quiçá, até mesmo para ser definida epistemologicamente. Dica : Quando ouvir essa singela expressão saiba que alguma coisa muito tenebrosa te aguarda... O vocábulo pé aqui possui