ANHANGUERA
No que se refere ao novo PNE, que contempla os anos de 2011 a 2020, seu projeto de lei foi enviado pelo governo federal ao Congresso em 15 de dezembro de 2010. Este documento é mais sucinto, e também quantificável por estatísticas, podendo facilitar a sua execução e também fiscalização. Tal fato também permite com que ele seja discutido nas escolas, aumentando as chances de seus objetivos serem, de fato, compreendidos e também alcançados.
O atual Plano Nacional de Educação prevê uma série de medidas visando a melhora no acesso e na qualidade do ensino público no país. Dentre as metas, a de número 20 seria a mais importante, pois somente com a garantia de recursos é possível executar as outras 19 metas. O item 20 solicita que a receita obtida com os royalties do petróleo componha os recursos financeiros necessários para a fomentação de todos os propósitos do PNE em sua íntegra.
É possível verificar nas metas o esforço para a gradual universalização do ensino público, inclusive contando com melhoras na qualidade tendo por base os índices de aproveitamento no Ideb, com perspectiva no aumento