MDL Bandeirante modelo 01
APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DO BIOGÁS DE
ATERRO.
Instituto de Ciências Exatas e TecnologiaOrientador:
Eli Siqueira – PhD¹
;
Cledenilton Lima da Silva² Luiz Fátimo de Almeida ²
Curso de Engenharia Eletrica – UNIP – Campus Brasília
Cledeniltonlima.2010@gmail.com
Introdução
Resultados
Em um país onde a produção monumental de lixo gera enormes impactos socioambientais, a geração de energia elétrica a partir dos resíduos é uma ideia que merece atenção, investimentos e um ambiente de negócios favorável à inclusão do biogás em nossa matriz energética.
A demanda por energia no mundo cresce de forma tão preocupante quanto o volume de lixo. Harmonizar de forma inteligente essas curvas de crescimento constitui um dos grandes desafios tecnológicos da atualidade.
Em muitas cidades brasileiras, a coleta de resíduos sólidos urbanos consome um significativo percentual do orçamento municipal, chegando a ultrapassar os gastos com serviços de saúde pública, por exemplo. Mas embora os gastos sejam elevados, isto não resolve um segundo problema muito importante: o que fazer com os resíduos coletados?
Concluiu-se que, do total de resíduos coletados no pais,36% são destinados para aterros sanitários;37% para aterros controlados e 21% para lixões a céu aberto, totalizando 84% da quantidade de resíduos coletados que são dispostos no solo.
Objetivos
O aproveitamento do biogás, em substituição aos combustíveis fósseis, por exemplo, contribui para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e pode resultar em externalidades positivas capazes de serem mensuradas – além de ser viável economicamente. Metodologia
Figura 4: Altura de Onda