Mc donalds
Em Abril de 1955, nos Estados Unidos da América em Illinois, é fundado a cadeia alimentar “McDonald’s”. Em 1963 dá-se a primeira aparição televisiva do Ronald McDonald. Em 1968 nasce o Big Mac, e 1971 abre o seu 1º restaurante na Holanda, o 1º da Europa. O primeiro McDonald’s™ “drive-in” foi criado em 1975, para servir os soldados de uma base militar em Sierra Vista, Arizona, que estavam proibidos de sair dos seus veículos quando estavam fardados. Em 1979 introduziu o Happy Meal e já em 1991 abre o 1º McDonald’s em Portugal, a 23 de Maio no Cascaishopping, em 1992 o 1º McDrive e McCafé, no restaurante de Setúbal. Em 1998 o restaurante McDonald’s na EXPO era na altura, o maior da Europa. Em 2003 teve um novo posicionamento mundial da marca I’m lovin’it. Foi patrocinador oficial do Euro 2004. E em 2005 fez 50 anos de marca e fez o lançamento da Sopíssima em todos os restaurantes McDonald´s por todo o país.
O McDonald’s com os seus famosos “Arcos Dourados”, é mais que uma cadeia internacional de restaurantes, é também um símbolo da globalização, da “americanização” e da “McDonaldização”, cuja atividade é conhecida como fast food. Esta é considerada uma das maiores redes de fast food no mundo, e está associada a uma série de significados e práticas sociais, que pode levar-nos a um mundo de fantasia e divertimento, que é expresso nos sorrisos dos funcionários, na mascote Ronald McDonald, nas cores bem vivas e típicas da companhia (amarelo e vermelho), no ambiente que é possível encontrar nos restaurantes e em diversas atividades destinadas ao seu público-alvo (as crianças e as famílias), tais como as festas de anos e as próprias promoções relacionadas com o Happy Meal.
É verdade que a McDonald’s está espalhada um pouco por todo o mundo, sendo responsável pela introdução de um tipo de alimentação homogénea e padronizada em várias partes do planeta. No entanto, o impacto da sua implantação depende do país em causa. Não podemos generalizar as consequências