Faculdade
Unidade 6: O Regime Militar e a modernização conservadora contra as Resistências Políticas e Sociais
Curso: Serviço Social – Universidade Unicastelo Disciplina Formação Sociopolítica e Econômica do Brasil
Governos do Pré-1964 – Jânio Quadros
2
Em 3 de outubro de 1960, Jânio Quadros foi eleito presidente do Brasil pela coligação PTN-PDC-UDN-PR-PL (1961-1965), com 5,6 milhões de votos - a maior votação até então obtida no Brasil - vencendo o marechal Henrique Lott de forma arrasadora, por mais de dois milhões de votos. Porém não conseguiu eleger o candidato a vice-presidente de sua chapa, Milton Campos (naquela época votava-se separadamente para presidente e vice). Quem se elegeu para vice-presidente foi João Goulart, do Partido Trabalhista Brasileiro.
Governo polêmico: relações internacionais, posições conservadoras internas contraditórias, sem apoio do Congresso.
Condecoração de Che Guevara – líder da Revolução Cubana (1959) Renúncia: 06 meses após a posse do governo.
Governos do Pré-1964 – João Goulart (Jango)
3
Nome: João Belchior Marques Goulart
Nascimento: São Borja (RS), 1º de março de 1919 Faleceu: Mercedes (AR), 6 de dezembro de 1976
Profissão: Advogado
Partido: Partido Trabalhista Brasileiro - PTB Ficou conhecido popularmente como "Jango", foi um político brasileiro e o 24° presidente de seu país, de 1961 a 1964. Antes disso, também foi vice-presidente, de 1956 a 1961, tendo sido eleito com mais votos que o próprio presidente, Juscelino Kubitschek. E este havia sido Ministro do Trabalho de Getúlio Vargas
Governos do Pré-1964 – João Goulart (Jango)
4
Em 1953, com o agravamento do impasse, Vargas nomeia Jango o novo Ministro do Trabalho. A gestão Vargas estava numa profunda crise; os trabalhadores, insatisfeitos com os salários baixos, promoviam greves, e juntamente com a classe média e a União Democrática Nacional (UDN) faziam forte oposição ao governo.
Jango – foi acusado de manipular o movimento