Maçonaria
Maçonaria é uma sociedade discreta e por discreta, entende-se que se trata de ação reservada e que interessa exclusivamente àqueles que dela participam. Tem caráter universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica.
O que é Maçonaria?
A Maçonaria é uma instituição na qual se precisa presenciar para saber o que é, pois pode ser tudo, e ao mesmo tempo, pode ser nada, dependendo do ponto de vista do iniciado. Dependerá esta experiência do momento que passa o iniciado, de sua capacidade de percepção e de suas prioridades em relação à vida.
O que as pessoas vivenciarão ao tornarem-se maçons ou procurar um templo macônico? Depende do momento que passa o iniciado, de sua capacidade de percepção e de suas prioridades em relação à vida. Pode não enxergar valor na Maçonaria, pois esta só lhe entrega aquilo que ele próprio cultiva. Alguns iniciados são valorosos, iluminados e generosos, e não buscam seu caminho no simples aprendizado, mas em compartilhar, irradiar seus conhecimentos ou mesmo colaborar em projetos filantrópicos e melhoria da sociedade, em contraponto, outros adentram cheios de enganos, perspectivas vazias e ansiedade. Estes não encontrarão professores, subordinação, ou mesmo líderes fixos, profetas ou donos da verdade, o que pode confundir o iniciado. Que tipo de serviços presta a Maçonaria? A Maçonaria não presta serviços a ninguém, pelo contrário, pode exigir mais do que o iniciado está disposto a entregar. Quando se prepara para seu ritual de iniciação, o futuro maçom já sabe que seu aprendizado dentro da irmandade será dividido em etapas. Do primeiro grau (Aprendiz) até o mais alto, o 33º (Soberano Grande Inspetor Geral), há um longo caminho a ser percorrido e, nessa trajetória, apenas a dedicação e o trabalho árduo poderão ajudá-lo.
Como uma pessoa interessado pode ingressar na