Maçonaria na mídia
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DISCIPLINA HISTÓRIA DA IMPRENSA II
A REPRESENTAÇÃO DA MAÇONARIA NOS PORTAIS 180GRAUS, MEIONORTE.COM E CIDADEVERDE.COM
FRANK WILLY FEITOSA LEMOS
TERESINA
2013
RESUMO
O aludido artigo visa perceber como a imprensa local, mais especificamente os portais 180graus, Meio Norte e Cidade Verde representam a maçonaria em seus conteúdos. Ademais, esperasse também, diante do apresentado, após a exposição de fatos e costume de tal grupo, desmitificar a impressão popular e as polêmicas causadas, além de perceber como tais publicações ajudam a criar uma memória coletiva sobre a maçonaria. O estudo possibilitou perceber, de forma mais consistente a forma como a memória coletiva é formada em torno da Maçonaria em consequência da midiatização de conteúdos referentes à temática.
Palavras-chave: Memória Coletiva, Dever de Memória, Maçonaria, Portais Piauienses.
1 INTRODUÇÃO
A Maçonaria é uma organização mundial de homens que, utilizando-se de formas simbólicas dos antigos construtores de templos, voluntariamente se uniram para o propósito comum de se aperfeiçoarem na sociedade. O trecho extraído do livro Les authentiques Fils de la Lumiére de Pierre Mariel (1961), ilustra o caráter de uma das ordens mais contempladas e contestadas do mundo: A Maçonaria.
“O símbolo é a própria essência, a razão de ser da Maçonaria. O visível é o reflexo do invisível. Ora se nós maçons nos expressamos por símbolos, não é para nos distinguirmos dos outros seres humanos, mas simplesmente por uma necessidade inerente a todo conhecimento verdadeiro... A finalidade dos símbolos não é ocultar. Sua finalidade é selecionar aqueles que os integrando mostram-se dignos da Verdade.” (MARIEL, 1961).
Assim como tudo que gira em torno da Maçonaria, sua origem também é um mistério. Alguns estudiosos acreditam que suas raízes estão na construção do templo do Rei Salomão, há cerca de 3000