Max werber
Maximilian Carl Emil Weber (Max Weber 1864-1920) foi um importante sociólogo, jurista, historiador e economista alemão. Weber é considerado um dos fundadores do estudo sociológico moderno. Seus estudos mais importantes estão nas áreas da sociologia da religião, sociologia política, administração pública (governo) e economia. Ele é considerado um dos fundadores da sociologia. Dotado de um incomum senso da realidade política que o cercava, analisou a relação entre o desenvolvimento do capitalismo e as religiões protestantes, em especial a calvinista. Foi também o primeiro a atentar para o papel da burocracia nos estados modernos. Segundo Weber, a mesma racionalização progressiva que libertou o homem da ignorância e das superstições tendia a escravizá-lo em rígidas estruturas institucionais.
Teoria da Burocracia
A fragilidade e a parcialidade das teorias Clássica e das Relações Humanas, que detinham uma visão extremista e incompleta sobre as organizações.
A necessidade de um modelo racional que envolvesse todas as variáveis da organização.
O crescimento e a complexibilidade das organizações, passou a exigir modelos mais bem definidos.
A burocracia se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins), para que se obtenha o máximo de eficiência.
Tipos de sociedade ou poder ou autoridades legítimas:
Tradicional: irracional, conservador, patriarcal e patrimonialista
Carismática: irracional, conseguido através do carisma
Burocrática, legal ou racional: racional, conseguido através de normas impessoais
Tipos de autoridade:
Poder: potencial para exercer influência
Autoridade: probabilidade de uma ordem ser obedecida. Ter autoridade é ter poder; mas ter poder não significa ter autoridade [principalmente quando não é legitimada (aceita por todos)]
Dominação: o governante acredita ter o direito do poder, e os governados a obrigação de obedecer-lhe
Fatores que desenvolveram a Burocracia, segundo