Economia
1. Introdução 1
2. Teoria Clássica da Administração 2
3. Teoria da Burocracia 3
4. Teoria Estruturalista 4
5. Teoria das Relações Humanas 5
6. Teoria Comportamental 6
7. Considerações finais 7
8. Referencias 8
1 Introdução
O presente trabalho foi elaborado com objetivo de apresentar a importância das propostas administrativas através de suas teorias, que na aquela realidade social presente das empresas fez surgir uma nova fase do conhecimento administrativo.
2
Teoria Clássica
Com o gradativo desenvolvimento e complexidade das organizações surgiu a necessidade de administra-las adequadamente: Daí surgiu a Administração.
A teoria clássicas alavancou mediante inovações que o francês Henry Fayol baseando-se na teoria de Taylor aprimorou formalizando a organização em sues departamentos.
Onde ele condiciona que cada departamento de uma organização deve-se prever, organizar, comandar, coordenar e controlar com essa formalidade atinja eficiência máxima.
O diferencial dessas duas teorias é que Taylor defende menores custos com salários elevados para os funcionários conforme a produtividade já Fayol defende a tese da remuneração suficiente aos funcionários dentro da satisfação da organização.
Teoria da Burocracia 3
Surgiu com Max Werber sociólogo alemão e burocrata seus principais lemas era ser protestante em vários sistemas principalmente no setor econômico e capitalista era um modelo em disciplinas e rígido em alguns preceitos.
Max Werber viu que a teoria clássica da administração tinha suas deficiências assim criando seu sistema burocrático.Dái surgiu a teoria da burocracia que se resume em vários tópicos:
1. Formalização
2. Divisão do trabalho
3. Princípios da hierarquia
4. Impessoalidade
5. Competência técnica