Max weber
Analisando os pensamentos de Max Weber, podemos identificar três características utilizadas por ele para descrever a educação. Segundo ele, ela está organizada pelo fator institucional, pois o Estado interfere em suas ações, racional por possuir uma finalidade, um objetivo, ou seja, preparar indivíduos capazes para desempenhar suas funções dentro da sociedade e burocrática em razão dos funcionários obedecerem a uma hierarquia, sendo assim cada um possui um cargo especializado.
Seguindo o modelo de uma escola que se baseia na educação burocrática ou de treinamento podemos dizer que Weber a classifica como forma de estratificação social, onde os indivíduos recebem a educação não apenas com a finalidade de formação para uma convivência em sociedade, mas sim para que ele obtenha status de poder e ascensão social.
Portanto o professor deve possuir capacitação para transmitir um conhecimento especializado, o qual fará com que o aluno torne-se um perito, e por meio deste possa conquistar uma posição social de qualidade.
Quanto as minhas experiências, não me recordo de uma disciplina burocrática tão rígida, considerando a liberdade no momento de expor o meu ponto de vista em relação ao assunto em discussão. Acredito, porém, que ela esteja presente nas escolas, julgando a obediência à ordem hierárquica onde o professor é o transmissor de conhecimento e o aluno o receptor. Podemos ceder ao professor burocrático-disciplinador as funções de vigiar e punir, entretanto a meu ver, os professores devem estar dispostos também a não só vigiar com o intuito de punir o aluno, mas sim para que possa observar suas dificuldades dando oportunidade para que ele possa realmente compreender e obter êxito em seu aprendizado. Assim será possível saber se o aluno adquiriu conhecimento ou se ele apenas decorou o conteúdo para realizar a avaliação. No entanto isto raramente acontece, sabendo-se que o aluno é avaliado, apenas pela sabedoria que pode