Max weber e o modelo burocratico
cadeira – Professor
Unidade de ensino – Curso
Endereço – CEP – Cidade - Estado
Data.
Resumo
Este artigo apresenta um breve apanhado sobre o Modelo Burocrático e seus principais aspectos, além de informações relevantes sobre Max Weber.
Palavras-chave: Burocracia. Administração. Weber.
Introdução
Como introdutório desse artigo, indicamos que foi utilizado no mesmo, como organizador, uma pequena discrição de Weber, pinceladas de suas idéias sobre autoridade, aspectos do desenvolvimento da burocracia e seus principais aspectos.
Maximilian Carl Emil Weber (Erfurt, 21 de Abril de 1864 — Munique, 14 de Junho de 1920) autor de "A teoria social e econômica da organização", foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia, mas sua influência também pode ser sentida na economia, na filosofia, no direito, na ciência política e na administração. Personagem influente na política alemã da época, foi consultor dos negociadores alemães no Tratado de Versalhes (1919) e da Comissão encarregada de redigir a Constituição de Weimar.
Weber aponta três tipos de autoridade:
Autoridade Tradicional: O líder tradicional é o senhor que comanda em virtude de seu status de herdeiro e sucessor. Suas ordens são pessoais e arbitrárias, seus limites são fixados pelos costumes e hábitos e os seus súditos obedecem-no por respeito ao seu status tradicional. A dominação tradicional pode assumir duas formas no aparato administrativo: Forma Patrimonial: Os servidores pessoais economicamente dependentes do líder. Forma Feudal: São aliados com maior grau de autonomia em relação ao líder. Utilizados por, tribo, clã, família, sociedade medieval. Autoridade Carismática: O poder carismático é um poder sem base racional, é instável e facilmente adquire características revolucionárias. Não pode ser delegado nem recebido em herança, como a tradicional. O pessoal